>

Propostas

Mobilidade Urbana

Nosso atual sistema de transporte no Distrito Federal deixa muito a desejar. Com os recursos disponíveis, já teria sido possível levar os trens de superfície até, pelo menos, Planaltina. Mas o que vemos hoje é um transporte ineficiente, caro e de má qualidade. A área norte do DF é completamente desprovida de um sistema de transporte integrado. E é justamente isso que eu defendo, que tenhamos um transporte integrado entre seus diversos modais. Assim como ter integração com as cidades do entorno do Distrito Federal.

Precisamos investir mais no transporte ferroviário, que é mais barato, mais seguro e não poluente.

Além disso, defendo o aumento de ciclovias em nossas cidades e que sejam integradas ao transporte urbano.

Segurança

Aqui no Distrito Federal temos uma boa formação dos policiais militares, já que para ingressar nos quadros da PM eles necessitam ter uma sólida formação acadêmica. Mas isso não basta, precisamos mudar a concepção de segurança pública no DF, onde os pobres, negros e moradores da periferia não sejam automaticamente vistos como suspeitos. Defendo a volta do policiamento comunitário, com uma polícia mais próxima do cidadão, defendendo-a e orientando-a. Assim como acredito ser fundamental fortalecer os conselhos de segurança com forte representação popular.

Saúde

Esse é um dos temas mais sentidos pela população. Por onde passo ouço a cobrança dos cidadãos por melhorias na saúde do Distrito Federal. Defendo, não só eu, mas o Psol, a volta do programa Saúde em Casa. Foi uma experiência exitosa, que barateou os custos da saúde e evitou muitas internações hospitalares. Precisamos voltar a apostar no trabalho focado na prevenção, desafogando os hospitais para que tratem apenas dos casos mais graves.

Os recursos para a área da saúde existem, e chegamos a situações absurdas onde o dinheiro desta área foi devolvido aos cofres da União por falta de capacidade do governo local em gastar em projetos específicos na área de saúde.

Educação

A situação da educação no Distrito Federal não é boa. Apesar do esforço dos professores e trabalhadores desta área o que temos visto ao longo dos anos é a perda da qualidade no processo educacional, principalmente nas escolas públicas.

Por uma educação de qualidade vou lutar pelo aperfeiçoamento constante dos professores e para que tenham um salário digno.
Defendo o aumento da oferta de vagas nas universidades públicas; assim como a ampliação de cursos. Vou propor a criação de uma universidade distrital, que ofereça cursos em todas as áreas do conhecimento.

Além disso, me preocupo com a questão da merenda escolar. Precisamos ter uma alimentação de qualidade e totalmente gratuita para nossos estudantes. Vou propor um projeto de lei que garanta uma alimentação de qualidade para os alunos.